Como uma das maiores compras que você fará, faz sentido cuidar do seu carro para que dure o maior tempo possível. Estamos falando de proteção do seu patrimônio. Aqui estão 20 dicas que você pode fazer para prolongar sua vida útil e economizar um bom dinheiro ao longo do caminho.

 1) Manutenção Preventiva 

Provavelmente o mais óbvio da lista, mas também um que muitas vezes é esquecido.  Os carros modernos podem facilmente exceder seus intervalos de manutenção programados sem que você realmente perceba, mas a realidade é que você não está fazendo nenhum favor ao seu motor ao negligenciá-lo.

Sempre siga os intervalos de manutenção recomendados, e não há mal nenhum em realizá-los algumas centenas de quilômetros antes ou com mais frequência se você planeja manter o seu carro por um longo tempo.

Um carro bem conservado não só durará mais, mas também será mais eficiente em termos de combustível, terá melhor desempenho e manterá melhor o seu valor de revenda.

2) Não ignore problemas

Você pode ouvir um barulho de batida sobre solavancos que não existia antes?  Talvez haja um pouco de sensação de trituração quando você faz curvas à esquerda?

Não basta ligar o estéreo e esperar que ele se conserte. Isso não vai acontecer. Um rolamento de roda negligenciado que começou a ficar ruim pode causar superaquecimento do cubo, o que pode causar danos à junta homocinética e um reparo muito maior e mais caro.

Uma ventoinha do radiador que está piscando pode fazer com que o carro super aqueça no trânsito, o que pode explodir a junta do cabeçote… Existem muitos exemplos de componentes falhando que podem ter efeitos de bola de neve.

Se você acha que algo está acontecendo, não espere para descobrir o que acontece quando ele falha!

 3) Não economize no óleo

O óleo é a força vital do motor, e o óleo velho e contaminado encurtará sua vida útil.  Não use óleo barato, siga sempre as recomendações do fabricante e nunca exceda os intervalos de troca de óleo.

Ao trocar o óleo, sempre substitua o filtro de óleo.  Para um benefício adicional, em vez de usar uma descarga do motor (que pode ser excessivamente dura em alguns motores), considere reabastecer com um óleo mais barato e, em seguida, troque novamente após algumas centenas de quilômetros com óleo de marca de qualidade.

Se isso soa como uma carga de trabalho, talvez você deva comprar um extrator de óleo a vácuo. Isso torna as trocas de óleo um assunto rápido e indolor, pois o óleo é extraído através do tubo da vareta, em vez de mexer embaixo do carro.

Caso não tenha experiência ou não queira fazer, leve seu carro a uma oficina de confiança e siga o cronograma de troca de óleo recomendado.

4) Mantenha seu carro limpo

Pode parecer um pouco simples, mas manter seu carro limpo prolongará sua vida útil.  Sujeira e resíduos estimulam a ferrugem (principalmente se você mora em um cidade litorânea).  Embora seu carro possa ter uma carroceria galvanizada, poucos dos componentes do chassi são resistentes à ferrugem.  Buchas e componentes de suspensão terão uma expectativa de vida menor se forem negligenciados e deixados cobertos de sujeira. Então vá lá com a mangueira e mantenha-o limpo. Principalmente as partes que você não pode ver!

Manter a pintura em ótimas condições com lavagens de carro regulares e sessões ocasionais de polimento com cera, também aumentará o valor de revenda do carro.  Por fim, nunca deixe excrementos de pássaros na pintura, remova-os assim que os ver.  Ele vai corroer a pintura e deixar danos permanentes na sua lataria.

Caso não goste de lavar seu carro ou não tenha experiência, contrate um Lavajato que seja profissional e saiba o que está fazendo. O ideal é lavar seu carro semanalmente e para que você não gaste muito, a dica é ter um plano de lavagem de carro ilimitado. 

5) Aquecimento

O maior dano é causado a um motor quando você o liga a frio.  O óleo frio é menos viscoso e tudo fica no cárter de óleo quando você liga o motor.  Primeiro, ele precisa ser bombeado ao redor do motor para lubrificar essas peças, mas, em segundo lugar, precisa se aquecer antes de se tornar eficaz.

Colocar o motor na temperatura rapidamente é bom para o motor, portanto, ao contrário da opinião popular, não dê a partida e deixe-o em marcha lenta.  Levará uma eternidade para aquecer um motor frio quando não estiver sob nenhuma carga (principalmente se for um diesel).

A melhor prática é dar partida no motor, deixá-lo em marcha lenta por apenas 30 a 60 segundos para permitir que o óleo circule e, em seguida, dirija suavemente pelos primeiros quilômetros até que o motor atinja sua temperatura normal de trabalho.  Nunca acelere o motor excessivamente quando estiver frio.  Quando o ponteiro da temperatura começar a se mover ou o aquecedor aquecer, você estará livre para dirigir normalmente.

 6) Resfrie

Isso é mais importante para carros com turbocompressor.  Se você dirigir ‘entusiasmadamente’ em rotações mais altas, o turbo estará quente. Muito quente!  Portanto, nos últimos quilômetros de sua jornada, dirija “fora do impulso”, como se estivesse levando sua mãe à loja.

Isso permite que tudo circule e esfrie, em vez de desligar um motor escaldante, o que pode encurtar a vida útil dos rolamentos do turbo ao cozinhar o óleo.

Você também não quer deixá-lo lá em marcha lenta, pois a falta de fluxo de ar fará com que o compartimento do motor aqueça.  É menos problemático em carros modernos com turbos refrigerados a água, mas ainda é inteligente sempre começar e terminar sua jornada com uma direção suave.

 7) Engrenagens ou freios

Um sábio disse uma vez que “os freios são mais baratos que uma caixa de câmbio”.  Se você tem o hábito de desacelerar o carro mudando as marchas, considere alterar seu estilo de direção para confiar mais nos freios do que no freio motor.  Ainda é bom fazer isso, mas lembre-se de que isso coloca um estresse extra na caixa de câmbio e na embreagem.

Para manter a caixa de marcha em boa forma, é melhor mudar as marchas suavemente, combinando as rotações quando possível, e não trocando rapidamente como se você estivesse correndo um fórmula um.

8) Check-ups regulares

A manutenção preventiva nunca é uma coisa ruim.  Familiarize-se com o seu carro e o compartimento do motor. Remova a tampa plástica do motor (se houver) e dê uma boa olhada em todas as mangueiras e fios.

Procure por vazamentos de fluido e resíduos oleosos que possam apontar para uma junta com vazamento.  Você não precisa ser um mecânico para saber quando algo parece errado.

Verifique o carro a cada duas semanas, no mínimo, incluindo a pressão dos pneus e os níveis de fluido e leve qualquer coisa suspeita ao seu mecânico.

 9) Acelere de vez em quando 

Embora seja lógico que uma direção sensata seja melhor para a expectativa de vida de um carro, dirigir com cuidado o tempo todo pode ser uma coisa ruim!

Conhecido por muitos como o ‘Ajuste Italiano’, uma dose de condução animada pode realmente ser benéfica.  Nos motores mais antigos pode ajudar a remover os depósitos de carbono.

Saia na estrada quando não houver muito tráfego e dirija em rotações médias a altas por um período de tempo para remover as teias de aranha.

 10) Alivie a carga

O que há em seu porta-malas ou área de carga?  Se você for como a maioria das pessoas, estará carregando mais do que o necessário. Quanto mais pesado o carro, mais estresse haverá nos componentes mecânicos e de suspensão, sem falar no motor e no aumento de uso de combustível.

11) Inspecione e gire os pneus

As rodas e pneus de um carro são provavelmente as partes mais negligenciadas de todo o veículo.  Eles também são um dos mais essenciais.  Pense nisso. Seus pneus são a única parte do seu carro que mantém você no chão.  O manuseio, aceleração, freios, consumo de combustível e passeio do seu carro dependem deles.

Por serem tão importantes, é uma boa ideia dar uma olhada nos pneus de vez em quando.  Procure sintomas como baixa pressão de enchimento, padrões de desgaste irregulares ou desgaste excessivo.  Isso pode ser um sinal de que é hora de girar, alinhar ou até mesmo trocar seus pneus.  Você também deve ter tempo para mantê-los na pressão adequada.  A pressão correta dos pneus mantém seus pneus em boa forma por mais tempo e também ajuda na economia de combustível.

12) Preste atenção no painel 

Não ignore medidores, luzes ou alertas.

A maioria dos proprietários de carros já esteve nessa situação; você liga o carro uma manhã e uma luz estranha pisca no painel de instrumentos.  Se você é como muitos motoristas, espera que isso desapareça e continue como de costume.  Mas fazer isso pode tirar anos da vida útil do seu carro.

Cada luz de advertência e alerta tem um significado.  Alguns simplesmente dizem para você apertar o cinto de segurança ou que está com pouco combustível.  Outros sinalizam grandes problemas.  Existem muitos recursos para descobrir o que essas luzes significam e o tamanho do problema.  Na maioria das vezes, porém, sua melhor opção é consultar o manual do proprietário ou um mecânico de confiança.

Muitas vezes, é possível detectar problemas antes que eles ocorram, apenas observando os medidores do seu veículo também.  Fique de olho em suas RPMs, temperatura do motor e nível de carga da bateria ao dirigir.  Esses medidores podem ser um grande sinal de que algo está errado antes de causar qualquer dano.

13) Ajuste seus hábitos de condução

Além de cuidar do interior do seu carro, você pode fazer alterações em si mesmo para ajudá-lo a durar mais.  Existem muitos comportamentos e ações que afetam seu carro, como:

 Dirigir muito rápido

 Aceleração e frenagem rápidas

 Curvas acentuadas e desvios bruscos de pista 

 Fazer muitas viagens curtas (menos de 1.5 KM)

 Partida imediatamente após a partida do motor.

Em geral, a condução agressiva ou apressada desgasta o seu carro muito mais rápido do que dirigir com calma.  Também é uma boa ideia dirigir com menos frequência, especialmente para viagens muito curtas quando o motor não estiver funcionando por muito tempo.

14) Deixe seu carro à prova de ferrugem

Os carros modernos são muito mais resistentes à ferrugem, mas a corrosão do metal é o assassino número um dos veículos construídos na década de 2000 ou antes.

A ferrugem, uma vez iniciada, é muito difícil de parar e simplesmente falando não é barato para reparar.

Se você ver manchas de ferrugem em seu carro, não espere que elas se desenvolvam. Pelo menos, cubra a carroceria exposta com tinta de retoque antes de re-pintar profissionalmente.

Você também pode ter o chassi devidamente à prova de ferrugem, o que inclui o preenchimento das cavidades com uma substância cerosa projetada para evitar a entrada de água.

Como todas as dicas aqui, você pode economizar dinheiro a longo prazo aplicando o anti ferrugem ou lavando seu carro regularmente.

15) Resista à tentação de modificar

Modificar seu carro provavelmente o tornará menos confiável e diminuirá sua vida útil.

Ajustar o motor para obter mais potência coloca pressão extra em outros componentes, incluindo os freios, se você dirigir mais rápido como exemplo…

A suspensão mais rígida e esportiva também causa desgaste adicional no chassi, subchassi e buchas. Sem contar que em carros rebaixados, quase não existe o amortecedor, que como o próprio nome diz, amortece impactos no motor, chassi, etcetera.

Lembre-se também de que o dinheiro gasto em modificações provavelmente não aumentará o valor do seu carro para venda. Na verdade, o oposto é muitas vezes verdadeiro. 

 Os fabricantes percorrem milhões de quilômetros e gastam bilhões em pesquisa e desenvolvimento para garantir que seus carros sejam tão confiáveis ​​quanto possível.  Então, por que colocar isso em risco com peças de “padrão” de qualidade inferior apenas para economizar alguns reais?

16) Não ande com pouco combustível

Quando você fica com pouca gasolina, sua bomba de combustível puxa ar, detritos e sedimentos encontrados no fundo do tanque de combustível na tentativa de alimentar seu carro.

Os materiais indesejados podem entupir o sistema e, eventualmente, corroer a bomba e os filtros, potencialmente bloqueando o combustível e impedindo a partida do carro.

Os proprietários de carros a diesel devem ser particularmente cautelosos com os baixos níveis de combustível, pois os poderosos injetores em seus motores puxam grandes quantidades de ar para o sistema, o que pode impedir que o motor gire.

Manter os níveis de combustível altos pode evitar contas de reparo caras mais adiante.

17) Não economize nas peças

O uso de peças originais pode economizar dinheiro a longo prazo, mantendo seu carro na estrada.  E quando se trata de carros clássicos em particular, usar peças originais é fundamental para o valor futuro.

Dar o melhor ao seu carro também se aplica aos fluidos que você usa.

Procure o óleo do motor recomendado no manual e, especialmente se você tiver um carro de desempenho que precisa de combustível ‘premium’ (por exemplo, super sem chumbo), use-o.  É para isso que o carro foi projetado e desenvolvido.

18) Evite dirigir em buracos e trilhas irregulares

Buracos causam estragos em sua suspensão, pneus e escapamentos.

As arestas duras encontradas em estradas mal conservadas podem levar a protuberâncias nas paredes laterais, separação do piso e, em alguns casos, também podem esvaziar os pneus.  Ao dirigir sobre buracos semelhantes a crateras, a suspensão pode ficar desalinhada e os amortecedores danificados.

Furos mais profundos podem até arranhar os conversores catalíticos, causando furos e perda de potência.

Sempre que possível, é melhor pegar estradas com superfícies mais lisas para evitar desgaste.

Aprenda como denunciar um buraco e reclamar por danos às autoridades competentes. Juntos somos mais fortes e podemos fazer um país melhor.

19) Complete os fluidos regularmente

Os fluidos são a força vital do seu carro e não reabastecê-los pode ter consequências terríveis.

Verifique o óleo do motor quinzenalmente, abrindo o capô (com o carro no nível do solo) e removendo a vareta.  Dê-lhe uma limpeza com um pano, em seguida, dê-lhe um mergulho.

Ao sair, o nível do óleo deve estar entre os marcadores mínimo e máximo e uma cor marrom-amarelada clara se o seu carro tiver motor a gasolina.

O óleo escuro e sujo deve ser substituído.  No entanto, o óleo do motor diesel acumula fuligem como parte do processo normal de combustão, portanto, o óleo de cor escura não é motivo de alarme em um carro a diesel.

Outras áreas para verificar quinzenalmente incluem o reservatório de refrigerante ou água, como popularmente é chamado . O ideal é completar com fluido refrigerante próprio, como indicado no manual do proprietário. A água é uma boa saída caso precise completar em uma emergência. O problema da água é que ela evapora, pondo em risco seu motor, caso não chegue regularmente.

Por último, complete o fluido de limpador de parabrisas. Recomendamos um limpador de parabrisas comprado em loja

Não fique tentado a usar detergente, pois contém sal e outros aditivos que danificam a pintura.

20) Mantenha seu carro limpo e protegido

Uma dica final para ajudar seu carro a durar mais é simplesmente mantê-lo limpo por dentro e por fora.  Leve seu carro ao Lavajato de vez em quando e aproveite para aplicar uma camada de cera também.  Isso não só deixa seu carro mais bonito.  Ele também mantém a pintura e a carroceria protegidas contra ferrugem e corrosão e de serem entupidas com sujeira e resíduos.  

Aspirar o interior ajuda a remover odores, manchas e mantém o seu carro com melhor aparência. Tanto o plástico, como o couro, precisam de cuidados especiais para manter sua longevidade.

Se você tiver a opção, também deve estacioná-lo em uma garagem ou sob uma proteção.  Isso reduzirá a exposição ao sol, chuva e intempéries, como granizo, areia e os indesejáveis excrementos de passarinhos. Uma garagem fechada é a melhor opção.  

A lavagem de motor e aplicação de protetor, prolonga a vida de todos os componentes, além de ajudar no diagnóstico de vazamentos de óleo.

Cuide de seu carro com carinho. Seu bolso agradece!

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